Nacional
MITESS concede tolerância de ponto para amanhã
2019-10-14 12:51:14 (UTC+01:00)
O Ministério do Trabalho, Emprego Segurança Social (MITESS) concede tolerância de ponto para amanhã, 15 de Outubro, a todos os trabalhadores e funcionários públicos por ocasião das eleições gerais.
MAPUTO- A lei estabelece que as entidades públicas, privadas e outros empregadores devem dispensar os seus trabalhadores para votar e nenhum cidadão poder ser impedido de votar por falta de cartão de eleitor, desde que o seu nome conste do caderno do recenseamento eleitoral.
O MITESS diz que "para as actividades cuja natureza não permite interrupção no interesse público, apela-se à rotatividade dos funcionários e trabalhadores para garantir que todos exerçam o seu direito cívico de voto".
Para votar, o cidadão deve apresentar-se à mesa da assembleia de voto onde se recenseou, com o seu cartão de eleitor para efeitos de verificação do nome no caderno de recenseamento eleitoral.
Na falta do cartão de eleitor, o cidadão deve apresentar um dos seguintes documentos: "bilhete de identidade, passaporte, carta de condução, cartão de trabalho ou de estudante, ou ainda cartão de desmobilizado".
Em todo o país, as assembleias de voto, que geralmente coincidem com os locais onde os eleitores recensearam, vão abrir às 07H00 e encerram às 18H00.