Nacional

MITESS introduz Ferramenta informática para detectar contratações ilegais

2016-03-22 07:57:06 (UTC+00:00)

O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) introduziu recentemente uma nova ferramenta informática que permite a detecção dos casos de contratação ilegal de mão-de-obra estrangeira em Moçambique.

MAPUTO- Designado por Sistema de Gestão do Fenómeno Migratório (SIMIGRA), a referida ferramenta também vai ajudar a imprimir uma maior celeridade processual e transparência na gestão de mão-de-obra estrangeira.

De acordo com a AIM, após a conclusão do período piloto (2014-2015), de Janeiro a esta parte, o SIMIGRA já está na sua fase de implementação tanto na cidade de Maputo, como em todas as capitais provinciais do país, assegurando um serviço online na contratação de trabalhadores de nacionalidades estrangeiras para o mercado laboral nacional”.

O MITESS explica que o novo sistema está concebido para um funcionamento múltiplo, em que diferentes sectores e serviços estarão integrados, de forma a partilhar informações complementares para cada tipo de actividade.

O sistema permite ainda o controlo da legalidade laboral da contratação da mão-de-obra estrangeira, que se deve traduzir num maior conforto da administração do trabalho, garantia na obtenção de dados fiáveis e documentos com características que desencorajam a sua falsificação. [FI]