Nacional
Moamba Major vai reassentar 600 famílias
2017-05-29 16:21:13 (UTC+01:00)
Cerca de 600 famílias deverão ser reassentadas para dar lugar as obras de construção da barragem Moamba Major, no distrito da Moamba, província meridional de Maputo.
MAPUTO- O reassentamento está orçado em 48 milhões de dólares que serão investidos na construção de casas do T-3 para acolher estas famílias provenientes dos postos administrativos de Moamba-sede, Ressano Garcia e Sabié.
Segundo escreve o jornal Noticias na edição de hoje, o Governo está a mobilizar fundos junto de seus parceiros para financiar esta operação, depois que foram concluídos os estudos para o efeito.
A barragem de Moamba Major tem por finalidade reforçar o fornecimento de água as cidades de Maputo, Matola e os distritos de Boane e Marracuene em cerca de 250 milhões de metros cúbicos por ano.
A iniciativa vai também mitigar a intrusão salina na foz do Rio Incomáti que afecta as actividades agrícola e pecuária.
O empreendimento terá capacidade para armazenar 760 milhões de metros cúbicos de água que será usada para rega e produção de 15 Megawatts de energia eléctrica para o reforço da capacidade da rede nacional.
As previsões indicam que a obra deverá terminar em finais de 2019 e criar entre 1500 a 2000 empregos directos durante a fase de construção.
A barragem Moamba Major será erguida a cerca de 80 quilómetros da cidade de Maputo e nove da vila-sede da Moamba.