Nacional

Moçambicana detida na Índia aguarda julgamento

2024-06-11 11:20:06 (UTC+01:00)

A moçambicana Ana Massuanganhe, detida na República da Índia, na posse de drogas, aguarda julgamento, que deverá ocorrer naquele país asiático.

A informação foi prestada, ontem, na cidade de Maputo, pela ministra da Justiça Assuntos Constitucionais e Religiosos, Helena Kida, à margem do Simpósio Internacional sobre Género no Judiciário.

Segundo o Notícias, o Governo tem feito acompanhamento do processo através da Embaixada de Moçambique em Nova Deli, porém reafirmou que não haverá extradição, devendo a indiciada ser julgada naquele país.

“Nós vamos deixar os órgãos de administração da justiça indianos trabalharem e é o que tem estado a acontecer. Ela continua detida, ainda não foi julgada, mas já existem provas e vamos aguardar pelo julgamento”, disse Kida.

De acordo com a fonte, Ana Massuanganhe, à data dos factos, funcionária do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos e secretária particular do vice-ministro, Filimão Suaze, foi detida na Índia no dia 8 de Janeiro último, quando se encontrava no gozo de férias.

No entanto, não existe nenhum acordo de extradição entre Moçambique e Índia.