Nacional
Moçambicano detido na RSA com 200 KG de heroína
2018-01-26 11:54:19 (UTC+00:00)
A polícia sul-africana deteve na noite de quarta-feira um cidadão moçambicano quando tentava introduzir ilegalmente um carregamento de 200 quilos de heroína, naquele país vizinho, avaliada em vários milhões de randes.
MAPUTO- O suspeito traficante de drogas, 50 anos de idade, foi detido no posto fronteiriço de Golela entre a Swazilândia e África do Sul.
O carregamento foi interceptado durante uma operação conjunta que envolveu a Polícia de Guarda Fronteira da província de Mpumalanga e as unidades especiais da polícia sul-africana Hawks e Crime Intelligence.
O sucesso da operação deve-se a uma denúncia feita às autoridades sul-africanas, informando sobre a entrada de um camião transportando heroína, ido de Moçambique, disse o porta-voz dos Hawks, Brigadeiro Hangwani Mulaudzi, em um comunicado de imprensa.
"Os membros receberam informações sobre um camião que estava traficando drogas de Moçambique via Swazilândia e que estava a caminho da África do Sul. Foi lançada imediatamente uma operação dirigida pela inteligência e o referido camião foi interceptado no posto fronteiriço de Golela", explicou.
"Depois de uma revista minuciosa encontramos quase 200 quilos de heroína em pó escondida na parte de trás do camião", acrescentou, afirmando que ainda falta apurar o valor da droga, mas que poderá atingir vários milhões de randes.
O suspeito compareceu no Tribunal de Magistrados de Pongola, na África do Sul, nesta quinta-feira indiciado pelo crime de tráfico de drogas.