Nacional

Moçambique assina cordo para fornecer gás a Swazilândia

2016-04-29 12:43:15 (UTC+01:00)

Os ministros do Swazilândia e Moçambique rubricaram ontem um memorando, no qual Moçambique deverá passar a fornecer gás a aquele país vizinho.

MAPUTO- Na ocasião os governantes destacaram a necessidade de reforçar a cooperação, particularmente nos sectores de energia, transportes e recursos minerais.

O memorando é assinado na primeira visita do Rei Suat III a Moçambique, depois que Filipe Nyusi ascendeu à presidência, foi presenciada pelos ministros moçambicanos e pela comitiva do rei da Swazilândia.

Durante a visita, o ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, destacou a necessidade de se reforçar a cooperação, com destaque para o sector de transportes e comunicação, tendo em conta o facto de Swazilândia ser um país do interior de África.

Já a contraparte da Swazilândia destaca a necessidade da partilha de culturas entre os dois países, e o reforço da cooperação na segurança.

No encontro foi assinado um memorando de entendimento entre os ministros da energia dos dois países, no qual ficou acordado entre as partes, que Moçambique vai passar a fornecer gás a Swazilândia. [FI]