Nacional
Moçambique deve reestruturar a sua dívida o quanto antes para reduzir incerteza
2018-02-12 09:31:02 (UTC+00:00)
A economista-chefe do Banco Mundial em Maputo, Shireen Mahdi, aconselha o Governo moçambicano a reestruturar a sua dívida o mais depressa possível, para clarificar a situação macroeconómica do país e voltar a ter um crescimento robusto.
MAPUTO- "O Governo de Moçambique lançou um processo de reestruturação com os credores e isso é um processo importante que estamos a observar", referiu à agência Lusa.
A receita sugerida pelo Banco Mundial consiste em obter resultados ´quanto mais cedo, melhor´.
"O conselho que damos é de reduzir a incerteza no cenário económico e quanto mais tempo estas discussões decorrerem, mais incerteza vai haver na economia", acrescentou Shireen Mahdi.
"Certamente que clarificar o ‘stock’ de dívida e das perspectivas de Moçambique seria critico para restaurar a estabilidade macroeconómica" de que o país precisa para ter um crescimento mais robusto, refere o Banco Mundial, preocupado com a dependência do sector extractivo.
Em causa está um acordo com os credores da dívida soberana de 727,5 milhões de dólares lançada em Abril de 2016 e que Moçambique deixou de remunerar, bem como com os credores dos cerca de 1,4 mil milhões de dólares em empréstimos à Proinidicus e à Mozambique Asset Management.