Nacional
Moçambique discute futuro do petróleo e gás com parceiros internacionais
2017-10-19 12:08:31 (UTC+01:00)
O futuro da indústria do petróleo e do gás moçambicano está hoje no centro das discussões numa reunião internacional organizada, em Maputo, pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH).
MAPUTO- A reunião decorre no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, conta com a participação do Governo, operadores da industria, empresas parceiras e instituições financeiras e tem o patrocínio de várias empresas internacionais directa ou indirectamente ligadas ao sector - ExxonMobil, Anadarko, Mozambique LNG, BP, TechnipFMC, Sasol, Siemens, Baker Hughes GE, Air Products, Subsea7 e Enmar.
Entre outros, a reunião vai debater temas como o ponto de situação da indústria de petróleo e do gás em Moçambique, as prioridades do Governo na atracção de investimento no sector, projectos prioritários, perspectiva de novas áreas de pesquisa e produção de petróleo e gás e de transformação de Moçambique num hub de gás e energia ao nível da África Austral.
A cerimónia de abertura será dirigida pelo vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia moçambicano, Augusto de Sousa Fernando.
A reunião foi antecedida, quarta-feira, pelo Dia de Conteúdo Local, dedicado à reflexão sobre os últimos desenvolvimentos e as perspectivas de legislação e participação de empresas locais no crescimento da indústria nacional de petróleo e gás, em toda a sua cadeia de valor.