Nacional
Moçambique eleito para segunda avaliação do MARP
2018-01-29 08:29:29 (UTC+00:00)
Moçambique manifestou este sábado, em Addis Abeba, Etiópia, a sua prontidão para avançar para a segunda avaliação do Mecanismo Africano de Revisão de Pares, MARP.
MAPUTO- A manifestação foi expressa pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que participou, na capital etíope, na reunião do Mecanismo Africano de Revisão de Pares a nível de líderes africanos.
O encontro aconteceu à margem da 30ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana que arrancou, domingo na sede desta organização continental.
Filipe Nyusi, que desembarcou na tarde de sábado, em Addis Abeba, informou aos seus pares que o país está em condições de entrar na segunda avaliação do Mecanismo Africano de Revisão de Pares, isto porque conseguiu cumprir todas as etapas da primeira avaliação.
Entretanto, o Presidente do MARP –Moçambique, Lourenço do Rosário, disse à imprensa moçambicana aqui em Addis Abeba que apesar da eleição do país para a segunda avaliação, ainda há desafios por ultrapassar.
Presidente do MARP –Moçambique, Lourenço do Rosário, e a eleição de Moçambique para a segunda avaliação a nível do Mecanismo Africano de Revisão de Pares.
O MARP, instituído a quinze anos pela União Africana, destina-se a escrutinar os países que a ele se submetem voluntariamente nos capítulos da governação corporativa, desenvolvimento socioeconómico e questões transversais, como pobreza e desigualdades, bem como a ligação entre partidos, Governo e negócios.
Aderiram ao MARP mais de trinta países, sendo a Gâmbia a mais recente adesão. Até hoje foram avaliados vinte países, incluindo Moçambique que aderiu voluntariamente ao Mecanismo em 2003.