Nacional
Moçambique espera que assassinos de Emmanuel Sithole sejam punidos exemplarmente
2015-11-18 08:50:42 (UTC+00:00)
O Cônsul-Geral de Moçambique em Joanesburgo, Damasco Mathe, diz esperar que os indivíduos declarados culpados na morte de Emmanuel Sithole sejam condenados a uma pena igual ou superior à aplicada aos oito condenados pelo assassinato do taxista Mido Macie.
MAPUTO - Vaticinando aquilo que poderá ser a sentença do “Caso Emmanuel Sithole”, agendada para o próximo dia 4 de Dezembro, Damasco Mathe disse que, por ser um crime inaceitável e hediondo, o Tribunal de Alexandra, arredores de Joanesburgo, não tem outra saída que não seja condenar os acusados.
Para ele, só condenando os autores da morte é que se pode considerar justiça feita.
“Depois da condenação dos oito antigos agentes da Polícia no assassinato de Mido Macie, esperamos que a justiça continue sendo feita com a condenação dos autores da morte de Emmanuel Sithole. Acreditamos que mais uma vez os tribunais sul-africanos vão colocar a sua mão dura para com todos que cometem crimes, penalizando severamente os que assassinaram Emmanuel Sithole”, apontou o cônsul-geral de Moçambique em Joanesburgo, citado pelo Notícia.
Na semana passada, o Tribunal de Alexandra declarou dois indivíduos culpados pela morte de Emmanuel Sithole, durante a onda de violência xenófoba em Abril deste ano, na vizinha África do Sul.
O juiz considerou ter ficado provado que Mthinto Bengu e Sifundo Mzimela tiveram a intenção de matar Sithole quando o atacaram e que o terceiro acusado não esteve directamente envolvido no homicídio. Durante a leitura da condenação, Bengu e Mzimela mostravam-se sorridentes e sem qualquer sinal de remorso.[OD]