Nacional

Moçambique espera voltar a voar em céus europeus em 2016

2015-08-21 13:27:19 (UTC+01:00)

O regulador aéreo moçambicano espera a saída do país da 'lista negra' do espaço aéreo da União Europeia (UE), em 2016, por ter cumprido com a maior parte das requisições que levarão ao seu banimento.

De acordo com o presidente do Instituto de Aviação Civil de Moçambique, João Abreu, citado hoje pelo Notícias, Houve um grande desenvolvimento em recursos humanos, em infraestruturas, em equipamentos “mas, logicamente, ainda não atingimos o pretendido. O desejável é que tenhamos 60 por cento de realização e estamos a caminho disso, e esperámos que em 2016 possamos sair da lista negra".

Segundo Abreu, o país recebeu nota positiva nos últimos dois anos em seis auditorias feitas ao sistema aeroportuário e já satisfez as exigências impostas pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO, na sigla em inglês).

"Perante a ICAO, já atingimos o patamar exigido, agora faltam as exigências dos europeus, mas aqui nem tudo depende das autoridades, os operadores (do transporte aéreo) também têm de demonstrar que devem sair da lista", acrescentou o diretor do Instituto Nacional de Aviação Civil.

As companhias aéreas moçambicanas estão proibidas de voar no espaço europeu há mais de cinco anos, por decisão da União Europeia (UE), devido a deficiências ao nível do sistema aeroportuário do país. [FI]