Nacional
Moçambique necessita de apostar na tecnologia, competitividade e crescimento
2016-05-11 14:15:06 (UTC+01:00)
O país necessita incontornavelmente de apostar na tecnologia, competitividade e crescimento, para alcançar as suas aspirações presentes e futuras relativas ao desenvolvimento social e económico.
MAPUTO- A constatação foi feita hoje pelo ministro da Ciência e tecnologia, ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu durante a abertura cerimónia de abertura da 3a. edição da Moztech.
Falando na ocasião, Nhambiu disse que como Governo espera que a 3a. Edição da MozTech se transforme de facto numa plataforma de diálogo, de troca de experiência, e de exposição de produtos e serviços na área de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Segundo o governante, nesta Era da Informação,é a capacidade de utilizar eficaz e eficientemente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que, cada vez mais,determina a competitividade, o crescimento e a relevância de um país naeconomia global.
"Neste contexto, apraz-nos saber que a MozTech traduz-se numa “montra” de produtos, serviços, tendências e ideias que congregam toda a cadeia de valor associada à produção, distribuição,gestão e consumo de produtos e serviçosde tecnologia de informação e de telecomunicações", disse.
Nhambiu referiu ainda que o Governo de Moçambique na sua Política de Informática aprovada em 2000 coloca o desafio de o país ser não só consumidor de produtos e serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), mas, também, de ser produtor e um competidor global nesta área. [AM]