Nacional

Moçambique pode evitar o pior cenário se cumprir medidas de prevenção

2020-04-21 10:36:30 (UTC+01:00)

A posição foi defendida, ontem, pelo Director Adjunto do Instituto Nacional de Saúde, Eduardo Samo-Gudo, na habitual conferência de imprensa sobre actualização a situação da pandemia no país.

MAPUTO- Eduardo Samo-Gudo, disse ser pertinente a redução da mobilidade dos cidadãos de modo a evitar o colapso do sistema de saúde nesta fase de pandemia.

“Em planificação tem que se trabalhar com piores cenários. O sistema de saúde tem que estar preparado para o pior cenário. É isso que nós todos temos que reter. Portanto os vinte milhões são o pior cenário, e estas intervenções só terão impacto que é desejado se houver um comprimento cauteloso das medidas de prevenção: Uso das máscaras, distanciamento social e evitar sair de casa, só sair em situações justificáveis. Fique em casa, reduza a sua mobilidade ao mínimo possível. Com estas medidas nós bloqueemos a cadeia da transmissão” frisou.

Relativamente a situação de covid 19 no país, prevalecem 39 casos de infecção, sendo 31 de transmissão local e 8 importados.