Nacional
Moçambique pode ser afectado por ciclones
2017-09-29 13:07:50 (UTC+01:00)
O país pode ser afectado por ciclones que vão atravessar o Canal de Moçambique entre os meses de Janeiro e Fevereiro do próximo ano, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).
MAPUTO- Estes fenómenos, segundo o INAM, resultam de sistemas tropicais e podem representar perigo se a trajectória do temporal seguir em direcção ao continente, afectando zonas costeiras, embora a informação meteorológica ainda não confirme essa possibilidade.
As previsões apontam para a incidência de oito ciclones, dois dos quais susceptíveis de atravessar o Canal de Moçambique, que separa Moçambique e Madagáscar.
O país é ciclicamente afectado por intempéries deste género, sobretudo durante a época chuvosa, que vai de Outubro a Março. No entanto, é entre Janeiro e Fevereiro que o risco de ciclones é maior, uma vez que estes são gerados pela subida da temperatura das águas do mar, que chega a ultrapassar os 28 graus Célsius, sobretudo no Canal de Moçambique.
"Existe uma probabilidade de se formarem sistemas tropicais com alguma intensidade, mas ainda não temos certeza se vão afectar o país ou não", tranquilizou o chefe do Departamento de Previsão do Tempo no INAM, Acácio Tembe.