Nacional

Moçambique vai acolher 40ª Cimeira da SADC

2019-08-19 07:58:22 (UTC+01:00)

Moçambique vai acolher, no próximo ano, a 40ª Cimeira ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, nos termos da decisão anunciada ontem na cidade tanzaniana de Dar-es-Salaam, no encerramento da 39ª reunião da organização.

MAPUTO- No seu discurso de aceitação, o Presidente da República, Filipe Nyusi, que chefiou a delegação moçambicana à cimeira, agradeceu a confiança depositada sobre o país e convidou aos seus homólogos a fazerem-se representar no próximo ano em Maputo.

"Sejam bem-vindos à 40ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, em Maputo, e esperamos que para mais agendas que ficaram pelo caminho, por exemplo a transformação do Fórum Parlamentar em Parlamento Regional, seja espaço próprio para serem conduzidas", disse o Chefe do Estado.

O Presidente da República elogiou o sucesso dos trabalhos da cimeira que ontem terminou, atribuindo-o "aos peritos e outros técnicos, que prepararam as matérias a serem discutidas e propuseram consensos para o desenvolvimento da região".

Filipe Nyusi também agradeceu aos Estados membros da SADC o apoio e solidariedade "para minorar o sofrimento e drama humanitário" provocados pela passagem dos ciclones Idaí e Kenneth e o facto de terem testemunhado a assinatura do acordo de paz e reconciliação com a Renamo.

A 39ª cimeira da SADC juntou chefes de Estado e de Governo de 16 países - Angola, Moçambique, África do Sul, Botsuana, Comoros, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Maláui, Maurícia, Namíbia, Eswatíni (antiga Swazilândia), Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e Seicheles -- para debater o desenvolvimento regional.