Nacional

Moçambique vai construir um gasoduto de norte a sul do país

2015-12-09 06:35:48 (UTC+00:00)

O governo pretende construir dois novos gasodutos, um dos quais ligando Palma, na província de Cabo Delgado, a Maputo, a capital do país.

MAPUTO - A construção dos dois gasodutos faz parte do Plano Director do Gás Natural apresentado pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia, durante a Conferência Internacional sobre Cadeias de Valor das Indústrias do Gás, Grafite e Agrária, que decorre desde segunda-feira em Pemba.

Um dos gasodutos, com cerca de 300 quilómetros, permitiria ligar as cidades de Pemba e de Palma, ambas na província de Cabo Delgado, enquanto o segundo, ligando Palma à capital do país, teria uma extensão de 2600 quilómetros.

Natália Camba afirmou que o desenvolvimento dos projectos de gás natural no país podem servir de catalisador à indústria naval, tendo em conta que os projectos associados a este recurso serão dinamizados ao longo da costa da província de Cabo Delgado.

A província de Cabo Delgado detém depósitos de gás natural de dimensão mundial, que serão explorados pelos grupos norte-americano Anadarko Petroleum e italiano ENI para a produção de gás natural liquidificado. [OD]