Nacional

Moçambique veda exportação de madeira em toros

2016-08-30 08:31:33 (UTC+01:00)

A exportação de madeira em toros poderá ser liminarmente interdita a partir do próximo ano no país, independentemente da espécie em causa, uma medida destinada a fomentar o processamento local.

MAPUTO- O director nacional de Florestas no Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Xavier Sakambuera, citado pelo Notícias, explicou que uma proposta de lei sobre a matéria foi já depositada pelo Governo na Assembleia da República para análise e aprovação.

A decisão do Executivo terá como impacto a redução significativa do nível de corte ilegal de madeira e garantia de manutenção de espécies florestais, contribuindo deste modo para a melhoria da qualidade do meio ambiente.

Outro resultado esperado é a criação de novos postos de trabalho na indústria de processamento da madeira.

Dados estatísticos mais recentes indicam que o nível actual de corte de madeira situa-se entre 500 e 670 mil metros cúbicos por ano, o que significa a perda de cerca de 220 mil hectares de floresta, incluindo o impacto de outras acções como queimadas descontroladas, agricultura itinerante, ocupações de terras para a construção de habitações e de infra-estruturas diversas. [FI]