Nacional

Moradores afectados pela manutenção da rua “Zundap” reassentados em Tenga

2016-11-15 09:33:57 (UTC+00:00)

Os moradores do bairro do Xipamanine, em Maputo, afectados pela manutenção da rua “Zundap” vão ser reassentados na localidade de Tenga, posto administrativo de Pessene, distrito de Moamba.

MAPUTO- A garantia do reassentamento das 13 famílias cujas casas estão no traçado da rua Zundap, foi dada pelo Município de Maputo, sendo que a decisão surge depois de meses de procura de um local que ofereça condições condignas, como a abertura de ruas, instalação da rede de distribuição de energia e água, para que as famílias abrangidas possam erguer as suas residências.

O vereador do Distrito Municipal de Lhamankulo, David Cangua, citado pelo Notícias, disse que de momento decorrem as demarcações do terreno, para ver o espaço total que os moradores vão ocupar. A escolha de Moamba surge depois de o município ter percebido que a área de Marracuene não oferece condições.

Entretanto, foi alargado para dia 19 de Novembro o prazo para levantamento dos cheques, no valor de 15 mil meticais, para cada família arrendar uma casa por três meses, enquanto se espera pelo reassentamento. A decisão foi tomada depois de uma reunião, na passada sexta-feira, na qual participou parte dos moradores afectados pelo reassentamento.

Assim, a demolição das residências abrangidas está prevista para depois do dia 20 do corrente mês. O município espera que o processo aconteça de forma pacífica.

Os trabalhos de reabilitação da via iniciaram em finais de Agosto de 2015 e tinham o seu final previsto para o primeiro semestre deste ano. O troço parte do Centro de Saúde de Xipamanine e termina na chamada zona de Mphameni. O mesmo vai facilitar a circulação de viaturas naquela zona. [FI]