Nacional

Morreu Graça Silva do Mutumbela Gogo

2017-04-16 11:06:58 (UTC+01:00)

Moçambique foi colhido pela triste notícia do desaparecimento físico da actriz Graça Silva, da companhia de teatro do Mutumbela Gogo, supostamente vitima de Acidente Vascular Cerebral na madrugada deste domingo.

MAPUTO - Segundo informações sobre o morte da actriz, ela começou a passar mal em casa. A fim de se ultrapassar a situação, foi levada ao hospital, mas não chegou a tempo.

A morte de Graça Silva deixa a família e o Mutumbela Gogo em choque, mesmo porque ninguém sabia que a actriz sofria de quaisquer transtornos cardíacos.

Graça, foi membro fundadora do Mutumbela Gogo aos 20 anos de idade, um grupo que durante os 30 anos de existência produziu mais de 100 peças teatrais entre elas: Eu Eduardo sonhei a terra, Nove hora, Gota de orvalho, Os meninos de ninguém, Hamllet, A casa da boneca, Amor vem; entre outros .

Foi protagonista de campanhas de educação cívica, de saúde e segurança no trabalho, participou em movimentos teatrais contra a corrupção, emprestou o seu talento ao cinema nacional e a sua voz ao teatro radiofónico.

O seu desempenho como actriz foi notório dentro e fora do país, com participação em festivais teatrais na Suécia, Itália, Portugal, França, Noruega, nas ilhas do oceano indico, Brasil.

“Graça Silva, mana Graça, Gracinha, morreu fisicamente mas a sua obra será eterna”, le-se no comunicado do Grupo de Teatro Mutumbela Gogo enviado à Folha de Maputo.

Pelas redes sociais cruzam-se mensagens de pêsames à família enlutada. A Folha de Maputo junta-se a esta onda na qual apresenta as mais sentidas condolências a grande família das artes em Moçambique.[CC]