Nacional
Morreu o criminoso Ananias Mathe
2016-12-28 12:12:25 (UTC+00:00)
O cidadão moçambicano, Ananias Mathe, que se encontrava a cumprir pena na prisão de alta segurança na África do Sul, morreu ontem, no hospital King Edward VIII em Durban.
MAPUTO- Um alto funcionário da prisão de KwaZulu-Natal citado pelo TMG Digital, disse que Ananias Mathe sofria de complicações de uma aparente "questão digestiva" nos últimos três meses.
"Três semanas atrás ele foi levado para o hospital não se sentindo bem. Duas vezes (naquela semana) ele foi levado para um hospital em Kokstad, eles o olhavam e o traziam de volta. Uma vez, ele foi até mesmo levado no meio da noite e trouxe de volta cedo naquela manhã ", disse o oficial.
Inicialmente os funcionários pensaram que Mathe estava a tentar chegar ao hospital como parte de um elaborado plano de fuga, especialmente porque ele tentou duas vezes fugir da prisão C-Max ultra-segura em Kokstad onde estava detido e tinha sido Parte de vários escapes audaciosos de outras facilidades através de África.
Mas quando as condições de Mathe se deterioraram, ele foi levado para atendimento médico em meados de Dezembro, desta vez no Hospital Edendale em Pietermaritzburg. Lá ele foi submetido a cirurgia e foi, novamente, levado de volta para Kokstad.
Então, três dias atrás, na véspera de Natal, ele foi novamente admitido. Por causa dos medos de segurança, ele foi transportado para Durban.
"Ele esteve lá por três dias, listado como crítico. Ele foi operado duas vezes para o mesmo problema, a ver com coisas que não estavam bem em seu estômago. Parece um problema digestivo, mas eu não saberia 100%, medicamente falando. Estamos à espera de uma autópsia. Por volta das 16h30 às 17h, ele sucumbiu de sua doença ", disse o funcionário da prisão. [FM]