Nacional

Motoristas proibidos de conduzir por mais de oito horas

2015-08-27 10:54:19 (UTC+01:00)

O novo decreto que ainda não foi activado, mas que entra em vigor em 180 dias, já está a dividir o governo de Filipe Nyusi e os transportadores rodoviários de passageiros e carga.

MAPUTO-Para o executivo, a nova medida vai reduzir os acidentes de viação, que só no ano passado tiraram a vida a mais de duas mil pessoas no país, mas os argumentos não convencem o empresariado nacional, que considera o decreto inapropriado para a realidade do país.

Com o novo decreto, o governo proíbe os motoristas de conduzir veículos de carga e de passageiros por mais de oito horas, noticiou hoje “O País” no seu portal online.

Como forma de controlar o tempo de condução dos automobilistas, o governo pretende instalar nos veículos pesados de transporte de passageiros e de carga uma máquina denominada tacógrafo, que faz o controlo automático e registo do tempo de condução e de utilização das viaturas.

O uso do tacógrafo será obrigatório nos veículos de carga cujo peso bruto é superior a 3.5 toneladas e veículos de passageiros com mais de nove lugares. A máquina será instalada e reparada por entidades licenciadas pelo governo e caberá às transportadoras formar os condutores. [FI]