Nacional

Mtumuke defende que FADM não devem ser partidárias

2015-10-14 07:06:40 (UTC+01:00)

O ministro da Defesa Nacional, Atanasio Mtumuke, defende o cumprimento do compromisso das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) de garantir a integridade territorial, soberania nacional e os interesses da pátria, sem observar para cor partidária.

MAPUTO - No cumprimento da sua missão, as FADM deverão, rigorosamente, observar e pôr em prática os três pilares fundamentais que sustentam a organização militar, designadamente a hierarquia, comando único e disciplina.

Mtumuke, que falava sábado em Chimoio, capital da província de Manica, no encerramento do curso de Promoção de Capitães e de Alferes Milicianos das FADM, apontou a paz como a religião, porquanto sonho do povo moçambicano que lhes incumbiu esta missão desde o dia que juraram a Bandeira.

“A vossa religião é a paz, sempre a paz no nosso solo pátrio. Assim, exortamos-vos que sejam oficiais cumpridores abnegados das ordens e missões que vos forem incumbidas nas vossas Unidades, assim como transmissores dos valores nobres de patriotismo, civismo, humildade, humanismo e cidadania aos vossos subordinados, com vista a reforçar e consolidar a unidade nacional no seio dos militares e consolidar a paz e progresso do país”, disse o ministro citado pela AIM.

Mtumuke desafiou aos promovidos a saberem entender e interpretar, paulatinamente, o conceito de Defesa Nacional, como um conjunto de acções e medidas concretas que visam assegurar a integridade territorial, soberania nacional e os interesses vitais do país. [OD]