Nacional

M’tumuke defende união de Moçambique e Zâmbia para combater crime organizado

2015-07-17 09:18:49 (UTC+01:00)

O ministro da Defesa Nacional, Atanásio M’tumuke, defendeu, ontem, a necessidade de Moçambique e Zâmbia trabalharem conjuntamente e de forma abnegada com vista a tornar a região um modelo de luta contra o crime organizado e trans­fronteiriço.

MAPUTO - Segundo escreve o jornal “O País”, na edição de hoje, o ministro manifestou este sentimento no discurso de aber­tura da III sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defe­sa e Segurança Moçambique­-Zâmbia, um evento de um dia que juntou, na praia do Bilene, província de Gaza, quadros das Forças de Defesa e Segurança (FDS) dos dois países.

M’tumuke explicou que a glo­balização e a crescente abertura das fronteiras têm incrementado a mobilidade de pessoas e bens, “o que se traduz na fragilidade das nossas fronteiras e no cres­cente número de actividades ilícitas, desde tráfico de merca­dorias, drogas, seres humanos, tráfico de armas, caça furtiva, entre outros. Neste contexto, somos chamados a dar o exem­plo do nosso compromisso de transformar a nossa região num modelo de luta contra o crime organizado e transfronteiriço”, sublinhou, citado pelo mesmo jornal.[OD]