Nacional

Mukheristas denunciam corrupção dos alfandegários nas fronteiras

2016-04-05 13:30:52 (UTC+01:00)

Os pequenos importadores de produtos de primeira necessidade, vulgos mukheristas, manifestaram-se ontem, junto à portagem da Moamba, na província de Maputo, em protesto contra alegadas cobranças ilícitas protagonizados pelos agentes das Alfândegas.

MAPUTO-O director-geral adjunto das Alfândegas, Paulino Dala, citado pelo Notícias reconhece o facto e explica que para acabar com a situação é preciso que os pequenos importadores declarem todos os produtos que importam, para que o alfandegário não tenha espaço para praticar o suborno.

“Aconselhamos os importadores para declararem todos os produtos de modo a eliminar com os subornos e extorsões. Temos estado a pedir-lhes igualmente para denunciar os agentes que pautam por essas práticas para serem responsabilizados”, disse.

Por seu turno, Sudecar Novela, presidente da Associação dos Pequenos Importadores de Moçambique (Mukhero), disse que os subornos e extorsões não são um fenómeno novo, mas os agentes das Alfândegas estão a exagerar na sua prática.

Sudecar Novela sublinhou que as cobranças ilícitas ocorrem, não só nas fronteiras, como ao longo de toda a via até se chegar ao destino final da mercadoria.[AM]