Nacional
Mulher morre após parto fora da maternidade em Morrumbene
2016-04-27 09:15:00 (UTC+01:00)
Uma mulher morreu após fazer serviço de parto fora da maternidade no Distrito de Morrumbene na Província de Inhambane. A vítima estava grávida de três gémeos.
MAPUTO-O facto ocorreu na zona de Quissico Grande e depois de os familiares recusarem a decisão hospitalar de transferência de mulher grávida para o Hospital Rural de Chicuque na Cidade da Maxixe onde teria tratamento especial dada a complicação que se previa no seu parto.
Os familiares não acataram a decisão hospitalar alegadamente por recearem que a parturiente fosse submetida a uma cesariana.
Assim, o parto foi complicado, tendo levado três dias e a mulher por dia expulsava um bebé. No terceiro dia, depois de perder muito sangue, já sem forças os familiares decidiram levar a mulher ao Hospital Rural de Chicuque, mas já era tarde tendo ela e o terceiro bebé morrido durante a viagem.
O esposo da falecida atira a culpa aos familiares da esposa que preferiram esperar pelos sinais do parto para contratar uma anciã da comunidade que assistiu a parturiente.
A responsável provincial da Saúde Materno Infantil (SMI) em Inhambane Isabel Ana lamenta a morta da mulher por negligência dos seus familiares e apela à comunidade para privilegiar o parto institucional.[AM]