Nacional
Mulheres operadas as fístulas obstétricas em Cabo- Delgado
2016-11-05 12:10:49 (UTC+00:00)
Cerca de 40 mulheres das províncias de Niassa e Cabo Delgado, região norte de Moçambique, foram operadas às fístulas obstétricas, na semana passada, no Hospital Provincial de Pemba, numa campanha levada a cabo pelo Ministério da Saúde (MISAU).
MAPUTO-Segundo o cirurgião que chefia uma equipa de seis técnicos superiores daquela especialidade, António Jorge, das pacientes seleccionadas, sete não foram operadas pelo facto de a sua situação exigir cirurgias mais especializadas por ser complicada.
Citado pelo jornal Notícias, o cirurgião explicou que estas pacientes poderão ser enviadas aos hospitais centrais da Beira e de Maputo, com condições mais adequadas para prestar assistência a estes casos.
Disse que a maioria das pacientes submetidas às cirurgias contra fístulas obstétricas é proveniente dos distritos de Cabo Delgado e que foram enviadas ao Hospital Provincial de Pemba, através dos hospitais distritais onde foram diagnosticadas que padeciam daquela doença.
O cirurgião avançou que retirando as sete mulheres que apresentaram um estado pouco complicado, as restantes foram operadas com sucesso, referindo que estas são as que até terça-feira última tinham sido verificadas, antevendo-se o aumento do número porque o hospital ainda estava a receber outras pacientes.[AM]