Nacional

Município de Maputo multa munícipes por poluição sonora

2015-06-01 13:59:33 (UTC+01:00)

Os munícipes da capital do país que produzirem um barrulho excessivo com os seus aparelhos sonoros poderão ver os mesmos confiscados pelas autoridades municipais e ou pagar uma multa.

Maputo-A técnica de educação cívica da Polícia Municipal, Lurdes Humberto, disse que a operação foi antecedida por palestras de sensibilização, onde a Polícia Municipal explica aos munícipes que é proibido escutar música em volume alto e exagerado.

Os munícipes que não acatarem a ordem incorrem em multas que variam de 500 a cinco mil meticais, incluindo a confiscação dos respectivos aparelhos sonoros.

Numa primeira fase, foram abrangidos pela operação os distritos de Ka Mpfumo, Ka Hlamankulu, Ka Maxaquene, Ka Mavota e Ka Mubukwana, com maior incidência no primeiro.

Lurdes disse ainda que para casos de cerimónias onde a música deve ser ouvida em volume alto, a família deve avisar com antecedência ao chefe de quarteirão, que por seu turno fará chegar a informação ao secretário do bairro para que este posteriormente comunique às entidades municipais. [FI]