Nacional

Nampula, Saúde

NAMPULA: Distância continua a manter mulher grávida longe do hospital

2016-02-29 07:57:08 (UTC+00:00)

AS longas distâncias que as mulheres grávidas percorrem para alcançar uma unidade sanitária em Nampula continuam a constituir das principais causas da redução do número de partos institucionais ou intra-hospitalares naquela parcela do país.

MAPUTO-A responsável do Programa de Saúde Materno-Infantil Ausentina Biombe, na província de Nampula disse foram realizados no ano passado 204.833 partos, dos quais apenas 5099 aconteceram nas maternidades, facto que preocupa as autoridades sanitárias da região.

“As pessoas vivem longe das unidades sanitárias e este é um dos factores que faz com que muitas mulheres não se dirijam a essas unidades, uma situação aliada à falta de transporte, devido à degradação das vias de acesso.”, explicou ao Notícias.

Para contrariar esta tendência as autoridades da Saúde em Nampula têm vindo a tomar medidas, promovendo actividades de sensibilização das comunidades sobre a necessidade de as mulheres grávidas aderirem aos partos institucionais como forma de reduzir mortes por complicações relacionadas com o parto.[AM2]