Nacional

Não há perigo de eclosão de ébola no país

2019-08-26 15:20:24 (UTC+01:00)

A Ministra da Saúde, Nazira Abdula, diz não haver motivos para Moçambique estar em pânico,quanto ao risco de eclosão de ébola no país, doença que,actualmente,afecta a República Democrática do Congo.

MAPUTO- Abdula falavana passadasexta-feira no distrito da Moamba, província de Maputo, durante uma parada com funcionários da Autoridade Tributária (AT), no âmbito da feira de saúde promovida por esta instituição.

Segundo a ministra, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera Moçambique um país de baixo risco, porém,recomenda precaução.

“Há medidas,sim,que devem ser tomadas, sobretudo,prestando atenção àqueles viajantes,passageiros,que vêm,especificamente,da República Democrática do Congo. Todos eles devem ser seguidos e preencher uma ficha seguindo aquilo que são as normas e testar se apresentam algum sintoma de ébola”, disse, segundo a AIM.

A governante reiterou que a mensagem principal na parada com os funcionários da AT não foi apenas de pensar na ébola.

“Nós já estamos no momento de globalização, as equipas da saúde que estão nas fronteiras devem,sim,prestar atençãoàébola, mas,no geral,devemos pensar em todas outras doenças”, sublinhou.

No fim da parada, acompanhada pela presidente da AT, Amélia Nakhare, a Ministra da Saúde visitou a feira de gastronomia organizada no local, que continha produtos naturais do país que garantem uma saúde melhorada.

Por seu turno, o porta-voz da AT, Fernando Tinga, disse àAIM que a feira é de extrema importância,contribuindo para colher mais subsídios a ter nos cuidados com asaúde e revelou na ocasiãoque nos últimos anos a AT registou 151 mortes de funcionários por doenças diversas.

A feira de saúde promovida pela AT insere-se nos esforços da instituição visandoa promoção da saúde e bem-estar dos funcionários.