Nacional
"Não seremos complacentes a violações reiteradas e graves à legislação laboral” Victória Diogo
2015-06-30 08:29:30 (UTC+01:00)
Cerca de 192 trabalhadores estrageiros ilegais foram contratados só no primeiro trimestre deste ano no país.
A Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social moçambicana, disse ontem, na abertura em Maputo de um seminário sobre legislação laboral, organizado pela Embaixada de Portugal e pelo Governo, que será implacável contra violações reiteradas à legislação do trabalho, sobretudo a contratação de mão-de-obra estrangeira.
A ministra do pelouro, reconhecendo que a escassez de técnicos moçambicanos qualificados em certas áreas abre espaço para a contratação de mão-de-obra estrangeira, em condições previstas na lei, Vitória Diogo disse que “ só no primeiro trimestre deste ano, foram detectados 192 casos de contratação ilegal de trabalhadores de várias nacionalidades”, classificando-a como uma "grave infracção".
A governante não enumerou o total de portugueses identificados pelas autoridades no primeiro trimestre, mas desde o início do ano têm surgido vários casos em comunicados do Ministério do Trabalho.
"Apelamos ao sector privado em geral, e às empresas de capital português em particular, para respeitarem escrupulosamente a legislação laboral no concernente à contratação de mão-de-obra estrangeira", declarou Vitória Diogo. [FI]