Nacional
Nazira Abdula insatisfeita com maus tratos nos hospitais
2015-10-15 15:05:14 (UTC+01:00)
A ministra do pelouro da saúde Nazira Abdula mostrou, ontem, seu descontentamento com os maus tratos que são relatados nos hospitais e centros de saúde do país.
MAPUTO-A Licão máxima deixada pela dirigente, na abertura da nona reunião do Conselho Hospitalar do pelouro, foi de que os hospitais precisam de uma cultura de humanismo, bom senso e respeito pelos doentes e acompanhantes.
A ministra aproveitou o primeiro dia do frente-a-frente com gestores das principais unidades sanitárias e directores nacionais para deixar claro que não está satisfeita com as queixas dos pacientes sobre mau atendimento hospitalar.
“Ainda persistem as notáveis e crescentes queixas de alegado mau atendimento, falta de respeito, falta de zelo e até mesmo de cobranças ilícitas”, disse a ministra, para mais tarde acrescentar que “são também frequentes as queixas ligadas à linguagem rude, insensibilidade e frieza, chegando por vezes ao desprezo, longos tempos de espera para marcar uma consulta, para intervenção cirúrgica e para ser atendido no dia da consulta marcada”. [FI]