Nacional

Ncondezi submete proposta tarifária para projecto energético em Moçambique

2018-07-26 10:55:14 (UTC+01:00)

A Ncondezi Energy apresentou uma proposta tarifária actualizada à concessionária estatal de electricidade Electricidade de Moçambique (EDM) e ao Ministério de Recursos Minerais e Energia (Mireme).

MAPUTO - A proposta tarifária actualizada surgiu a partir de um modelo financeiro apresentado às duas autoridades, o que confirmou a economia do projecto. A economia do projecto pode ser mantida com uma redução de mais de 10% no envelope tarifário previamente acordado.

A submissão da proposta tarifária faz parte do processo para receber apoio formal da EDM e Mireme para o progresso do projecto da usina de 300 MW, em Tete, Moçambique, e é um marco importante na finalização do acordo de desenvolvimento conjunto entre as partes interessadas.

A Ncondezi está agora visando a conclusão de um acordo de desenvolvimento conjunto dentro de três meses, assim que a EDM e a Mireme aprovarem a proposta de tarifa. A EDM solicitou um workshop detalhado a ser realizado com todos os parceiros estratégicos para trabalhar com a proposta e concordar com os próximos passos.

O workshop está provisoriamente planejado para o início de agosto.

Além disso, o workshop discutirá as negociações do acordo de compra de energia, fechamento financeiro e a data em que a primeira energia na rede nacional de eletricidade é esperada.

O presidente não executivo da Ncondezi, Michael Haworth, disse em comunicado, que a Folha de Maputo teve acesso através da Engineeringnews, que a EDM indicou a necessidade de um projecto de carvão de 300 MW em sua rede até 2023 em seu documento estratégico de dez anos - publicado no início deste ano - para preencher um déficit de energia e um mix de energia necessidade no norte do país.[CC]