Nacional

Neutralizados quatro ladrões de cartões de débito

2015-08-23 07:45:58 (UTC+01:00)

Quatro indivíduos encontram-se a contas com a Polícia na cidade da Beira em conexão com o roubo de cartões de débito, segundo deu a conhecer o chefe do Departamento das Relações Públicas no Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Sofala.

MAPUTO - Segundo o jornal Notícias, os indiciados confessam a prática do crime e assumem o seu envolvimento nessa actividade há bastante tempo. Assumem ainda que fazem parte de uma rede que actua em outras regiões do país. Dois dos meliantes foram surpreendidos com cerca de 20 cartões pertencentes a diferentes titulares.

Segundo a Polícia, o grupo posiciona-se nas ATM, onde se disponibiliza a ajudar pessoas que eventualmente não saibam operar aquelas máquinas. No meio da operação, e à mínima distracção do titular, eles trocam o cartão, devolvendo a este um cartão que não é sua pertença.

Uma vez com o cartão e códigos secretos das suas vítimas, normalmente do sexo feminino, os indiciados vão movimentá-los em outras caixas.

Segundo Macuácua, são vários os episódios de roubo de cartões de débito junto das caixas automáticas reportados à Polícia na cidade da Beira.

O mais recente caso envolveu uma professora primária, Anunciada Bene, que depois de ter contraído um empréstimo bancário para a construção da sua habitação viu o seu cartão cair nas mãos dos meliantes, que retiraram cerca de 200 mil meticais, que era o valor do empréstimo bancário.

Soube-se depois que o dinheiro da professora foi usado para a compra de um motociclo, vulgo txopela, num estabelecimento comercial daquela urbe.

A prisão dos supostos ladrões de cartão de débito já foi legalizada.[OD]