Nacional

Nhambiu defende biotecnologia para promover desenvolvimento

2016-04-12 08:26:55 (UTC+01:00)

O ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico- Profissional (MCTESTP), Jorge Nhambiu, defende que os cientistas e pesquisadores nacionais devem ter na biotecnologia uma força motriz para promover o desenvolvimento do país.

MAPUTO- Nhambiu falava ontem durante a abertura do Seminário de Divulgação de Temas Científicos sobre Biotecnologia e Genética, que se realiza sob o lema “Biotecnologia como Ferramenta para a Promoção do Desenvolvimento”.

Para o governante, os pesquisadores, cientistas e produtores devem encontrar soluções a curto e longos prazos para as limitantes que afectam o desenvolvimento dos sectores de Agricultura, Saúde, Pescas e Recursos Marinhos e o Ambiente.

“A ideia é divulgar as potencialidades da biotecnologia como força motriz do desenvolvimento e esperamos que aborde temas e trabalhos científicos, que vão ajudar a harmonizar os conceitos teóricos, analíticos e práticos”, disse.
O ministro entende que uma vez congregados, fica fácil incrementar o uso da biotecnologia para valorizar a diversidade dos recursos biológicos e promover a gestão sustentável e a protecção da mesma para o benefício da sociedade.

“A biotecnologia é hoje, no concerto das nações, um caminho incontornável na busca de respostas aos problemas como a insegurança alimentar, mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e saúde pública”, referiu o governante, apontando que é por esta razão que estas prioridades estão plasmadas no Programa Quinquenal do Governo 2015-2019.[AM]