Nacional
Nova conduta de água vai aliviar Grande Maputo
2018-02-23 06:43:45 (UTC+00:00)
A instalação de uma conduta de água ligando a Barragem de Corumana, na Moamba, ao Centro Distribuidor da Machava, na Matola, já foi executada em cerca de 90 por cento, segundo garantia dada esta semana pelo Governo.
MAPUTO- As obras, que deviam ter sido concluídas em Dezembro do ano passado, conheceram um atraso por razões que não foram reveladas. Ainda assim, e de acordo com a porta-voz do Conselho de Ministros, Ana Comoana, pelo ritmo dos trabalhos tudo indica que a conduta será entregue “muito em breve”.
Com cerca de 95 quilómetros de extensão a conduta é parte integrante do projecto de abastecimento de água às cidades de Maputo e Matola e vilas de Boane e Marracuene, que inclui igualmente uma estação de tratamento a ser construída no Posto Administrativo de Sabié, também no distrito da Moamba.
A ideia é permitir que o Grande Maputo passe a consumir também água do rio Incomáti, face à redução da capacidade do Umbeluzi, e ao aumento da demanda nas duas cidades e vilas.
Falando no final da última sessão do Conselho de Ministros, Ana Comoana deu como concluídos os trabalhos de emergência para o reforço do abastecimento de água à região do Grande Maputo, que consistiram na instalação de sete tomas para camiões-cisterna, reabilitação de 22 pequenos sistemas nas zonas periurbanas da capital, e abertura de 46 furos nos bairros de Intaka, Mali, Infulene e Laulane.
Comoana assegurou que as informações prestadas ao Conselho de Ministros indicam que os trabalhos estão todos finalizados, excepto a construção da conduta adutora ligando Corumana e Machava, cujas obras continuam em curso, estando actualmente a 10 por cento do fim.
Fonte: Jornal Notícias