Nacional
Novo sistema por via satélite melhora monitoria de ciclones
2020-01-03 10:10:18 (UTC+00:00)
A monitoria da formação de ciclones tropicais e outros fenómenos climáticos passa a ser em feita em tempo útil e com maior precisão com a entrada em funcionamento de um Sistema de Recepção de dados e Produtos por via do Satélite chinês FENGYUN - 2.
MAPUTO- O sistema está instalado no Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) e foi doado pela Administração Meteorológica da China, em resposta a um pedido formulado pelo Presidente da República, aquando da sua deslocação à China em Abril de 2019.
Este equipamento, avaliado em 30 mil dólares, dispõem de uma cobertura maior em relação ao modelo anterior, o que permite detectar a formação e trejectória dos ciclones tropicais, o que vai facilitar a elaboração de avisos prévios.
Para o manuseio e deste sistema, os técnicos do INAM beneficiaram de uma capacitação da República da China, para além de treino para a manutenção destes meios.
Intervindo ontem, na capital, durante o acto de entrega a vice-Ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, disse esperar melhorias na divulgação de informação meteorológica, factor crucial para a tomada de decisão em sectores críticos como a prevenção em mitigação dos desastres naturais.
“Continuam frescas as memórias de devastação causada pela passagem dos ciclones Idai e Kenneth que dada a gravidade, obrigou o Governo a declarar o Estado de Emergência Humanitária”, lembrou.
Segundo especificações avançadas pelo embaixador da China, Su Jian, o sistema Fengyun é um conjunto de satélites que actualmente serve a noventa países, sendo um membro de relevo do sistema de ampla observação global.
A oferta do equipamento se segue ao apoio prestado pela china na reconstrução e assistência pós-ciclone Idai, que disponibilizou 10.5 milhões de dólares através da Organização das Nações Unidas (ONU).
No âmbito da cooperação com a Administração Meteorológica da China, está prevista a actualização do sistema de recepção de dados, conforme explicou o director-geral do INAM. Mussa Mustafa adiantou que nos próximos tempos será instalado um sistema de monitoria da qualidade do ar para aferir o grau de poluição atmosférica.
Fonte:Jornal Notícias