Nacional
Nyusi defende reforma do Conselho de Segurança da ONU
2015-09-29 05:45:30 (UTC+01:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, defende a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a semelhança de muitos outros estadistas do mundo inteiro, argumentando que isso poderia contribuir para um mundo mais justo onde impera a paz.
MAPUTO- Nyusi exprimiu esta posição ontem, durante a sua intervenção na Sessão de Abertura do Debate Geral da 70ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, actualmente em curso na cidade norte-americana de Nova Iorque.
"Deveríamos estar aqui, hoje (ontem), a celebrar igualmente a conclusão da reforma do Conselho de Segurança, abrindo assim uma janela de oportunidade para a promoção de um mundo em que as pessoas desfrutem dos mais elementares direitos, incluindo a paz e desenvolvimento", disse Nyusi.
Explicou que a reforma do Conselho de Segurança daquela organização mundial é um dos pilares ocultos para o sucesso da implementação da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, algo que não pode ser menosprezado.
Por isso, disse o estadista moçambicano, "devemos traduzir a nossa reiterada e consensual vontade de reformar o Conselho de Segurança em resultados palpáveis".
Vincou ainda a necessidade de o mundo aproveitar o ambiente criado para esta sessão para dinamizar a reforma. [FM]