Nacional
Nyusi desafia novo ministro da justiça a expandir assistência jurídica
2016-03-29 12:29:48 (UTC+01:00)
O Presidente da República Filipe Nyusi, desafiou ontem o novo ministro da Justiça, Isaque Chande, a expandir a assistência jurídica para as pessoas mais carenciadas, considerando o respeito pelos direitos humanos para o bem-estar social no país.
MAPUTO-Segundo o chefe de Estado, citado pela Lusa, o empossado terá a missão de assegurar que todos os moçambicanos, principalmente as pessoas mais carenciadas, tenha a devida assistência jurídica e patrocínio judicial.
Por sua vez, o novo ministro da Justiça, em declarações à imprensa, que os desafios na área que passa a dirigir são enormes, considerando a humanização do sistema prisional como uma das suas prioridades, num momento em que o setor se debate com a sobrelotação das cadeias.
Lino de Almeida, em declarações à imprensa, disse que sai com o sentimento de "missão cumprida", admitindo, no entanto, não ter resolvido os principais problemas do setor, nomeadamente a sobrelotação da cadeias e a expansão da rede de justiça pelo país.
Isaque Chande substitui Abdurremane Lino de Almeida, que deixa o cargo um ano após a investidura do Governo de Filipe Nyusi, na sequência da sua vitória nas eleições gerais de Outubro de 2014.[AM]