Nacional
Nyusi diz que cessar-fogo serve para encorajar o diálogo
2016-12-28 12:47:01 (UTC+00:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu hoje que o cessar-fogo de uma semana declarado esta terça-feira pelo líder da Renamo, deve servir para encorajar o diálogo visando uma paz duradoura.
MAPUTO- "O povo quer paz, quer estar tranquilo, o importante é encorajar o diálogo, para que as coisas possam acontecer", afirmou Nyusi, em declarações aos jornalistas.
O chefe de Estado apelou para que se evite linguagem ofensiva em relação ao facto de Afonso Dhlakama ter declarado um cessar-fogo de apenas uma semana face ao clamor de vários quadrantes da sociedade para que a paz seja restaurada plenamente.
"Dizer que (o presidente da Renamo) é culpado, não é importante, atrasa o processo, perturba, quando se está a fazer o diálogo, é sempre bom a linguagem que as pessoas usam não criar ofensa", acrescentou Nyusi.
Na terça-feira, o líder da Renamo anunciou uma trégua de uma semana como "gesto de boa vontade", no seguimento de uma conversa telefónica mantida no dia anterior com o Presidente da República. [FM]