Nacional
Nyusi diz que seria penosa mais uma intervenção estatal para salvar banco
2017-01-29 07:03:02 (UTC+00:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, defendeu recentemente que seria penosa mais uma intervenção do Estado no sistema financeiro, com o particular destaque para a banca, devido a riscos de colapso.
Segundo o chefe de Estado a nossa economia vai despontando dos efeitos de choques severos que enfrentamos nos últimos anos, estes choques apresentam impactos diversificados nos principais indicadores económicos e financeiros do país.
Nyusi, falou durante a inauguração da nova sede do Banco Comercial e de Investimentos (BCI), maioritariamente detido pelo grupo português CGD.
A retoma da economia, prosseguiu o chefe de Estado, traduz-se na recuperação da moeda nacional, o metical, face ao dólar americano, das reservas internacionais líquidas e da inflação.
"Desde Outubro que o nosso metical está mais estável e a recuperar terreno depois de perdas acentuadas ocorridas ao longo de todo o ano passado, a taxa de câmbio de um metical contra o dólar recuou dos 80 meticais para cerca de 70, são ganhos importantes que importa prosseguir e consolidar, porque oferecem expectativas mais optimistas aos nossos empresários", destacou Filipe Nyusi.