Nacional

Nyusi e Zuma reforçam relações de cooperação e amizade em Maputo

2015-05-20 06:19:45 (UTC+01:00)

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reúne-se hoje, em Maputo, com o seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma, que visita o nosso país para, entre outros assuntos, reforçar as relações de cooperação e de amizade existentes entre os dois Estados.

Maputo- Falando ontem na capital momentos após a cerimónia de recepção do Presidente da República, Filipe Nyusi, que durante três dias efectuou uma visita de Estado à República Unida da Tanzania, o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, explicou que Moçambique e África do Sul têm relações de vizinhança “incontornáveis” e que durante os dois dias de visita de trabalho de Jacob Zuma serão abordadas questões de amizade e de cooperação.

A visita do Presidente Zuma acontece numa altura em que estão a ser repatriados concidadãos nacionais em situação ilegal naquele país, depois da onda de xenofobia que culminou com a morte de três moçambicanos.

Sobre este ponto, o Primeiro-Ministro fez saber que o assunto não consta, como tal, na agenda da visita de Zuma a Moçambique e explicou: “Penso que vão ser abordadas questões bilaterais no seu todo. Estas questões (sobre a xenofobia) obviamente que se houver uma oportunidade para a abordagem serão abordadas, mas não fazem parte da agenda, como tal”, disse o governante.

Acrescentou que Moçambique e África do Sul são países amigos. “Certamente que vão encontrar mecanismos apropriados para poderem ultrapassar as dificuldades que possam existir. Pensamos que já o fizemos em momentos oportunos. Já manifestámos a nossa insatisfação em relação à maneira como o repatriamento foi feito”, recordou o Primeiro-Ministro.

Jacob Zuma, que se faz acompanhar de sua esposa e uma comitiva constituída por membros do Governo daquele país, entre outras personalidades, desloca-se ao nosso país a convite do Chefe do Estado.

Durante a sua estada Zuma vai depositar na manhã de hoje uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos. Depois vai ser recebido pelo Presidente da República no seu Gabinete de Trabalho, onde, numa primeira fase, haverá conversações a nível ministerial e depois o diálogo oficial encabeçado pelos dois chefes de Estado.

Logo à noite Zuma será obsequiado por um banquete de Estado a ter lugar no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo, durante o qual os dois Presidentes vão discursar.

Para amanhã consta da agenda do Presidente da África do Sul um encontro de cortesia com a Presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, na chamada Casa do Povo, onde assinará também o livro de honra. [FM]