Nacional
Nyusi inaugura subestação de Namialo
2019-08-12 13:26:13 (UTC+01:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou hoje, uma subestação com capacidade para gerar 110-33KVA, 40MVA de energia, instalada no Posto Administrativo de Namialo, distrito de Meconta, província de Nampula.
MAPUTO- A Subestação de Namialo, com capacidade para alimentar 37 mil famílias, é alimentada através de duas linhas de 110KVA, sendo a linha C32A, que parte da SE Nampula Central e C35A, que parte da SE Nampula 220KVA.
O empreendimento, que para além de fornecer a corrente eléctrica à província de Nampula vai também abastecer a Cabo Delegado custou 19 milhões de dólares americanos, financiados pelo governo do Japão, através da Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA) e construído pela empreitada Mitsubishi Corporation.
Segundo o comunicado da Electricidade de Moçambique (EDM), a iniciativa visa melhorar a operação do sistema, estabilizar a tensão e aumentar a capacidade instalada para novas ligações nas províncias de Nampula e Cabo Delegado.
O mesmo documento refere, que o projecto de montagem da subestação enquadra‐se na política do Governo de fazer face à constante procura de energia eléctrica e na necessidade de fornecer serviços com maior qualidade e alargamento do desenvolvimento social e económico do país e, em particular, das zonas rurais.
O Chefe do Estado inaugura esta subestação, depois de ter dado o arranque, no último sábado, de uma grandiosa Central Solar em Mocuba, província de Zambézia, considerada como primeiro empreendimento do género, no país, com capacidade para gerar 40KW de energia, abastecendo as regiões centro e norte.
No evento, o presidente informou que o plano do governo é de iluminar todo o país até 2030. Garantiu que estão em curso vários projecto ligados à produção e distribuição da corrente eléctrica.