Nacional
Nyusi lamenta desperdício de recursos na guerra
2016-11-21 11:09:09 (UTC+00:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, lamentou ontem o desperdício de recursos no conflito militar que atinge o centro e o norte do país, afirmando que poderiam ser usados no desenvolvimento e na produção de alimentos.
MAPUTO- "Contrariamente à estabilidade política, desperdiçamos as nossas energias que poderiam ser agregadas na promoção do desenvolvimento do nosso país", afirmou o chefe de Estado num piquenique recreativo e desportivo promovido pela igreja Velha Apostólica de Moçambique, no Estádio do Zimpeto, arredores de Maputo.
Sem paz, frisou, Moçambique não conseguirá produzir comida suficiente para as necessidades internas nem excedentes para exportação e captação de divisas.
Moçambique atravessa uma crise económica, marcada pela desvalorização do metical, pela redução do investimento e da ajuda externa, pelo aumento da dívida pública e pela forte subida do custo de vida, além do impacto de um conflito militar entre as Forças de Defesa e Segurança e o braço armado da Renamo, que não reconhece os resultados das eleições gerais de 2014, alegando fraude.
As partes voltaram ao diálogo em Maputo, na presença de mediadores internacionais, mas as negociações ainda não produziram resultados. [FI]