Nacional
Nyusi prorroga estado de emergência
2020-04-30 07:35:24 (UTC+01:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, prorrogou ontem, o estado de emergência por mais um mês, em todo o território nacional, com efeitos a partir de 1 de Maio até ao dia 30, devido à calamidade pública causada pelo novo coronavírus.
MAPUTO- Moçambique observa esta medida desde o primeiro dia do mês em curso, tendo em vista conter a propagação do novo coronavírus, que já infectou 76 pessoas no país.
“Compatriotas, temos constatado que,apesar do aumento de casos de contaminação, há um relaxamento na postura dos nossos concidadãos em relação à prevenção e contenção desta pandemia. Esta situação pode conduzir a um aumento exponencial do número de casos a curto e médio prazos, com consequências dramáticas nas famílias do nosso país”, defendeu o Presidente da República.
Neste contexto, “declaro a prorrogação do estado de emergência com início a 1 de Maio de 2020 e término às 23.59 h do dia 30 de Maio do ano em curso”, salientou Nyusi.
Na ocasião, o Chefe do Estado exortou os moçambicanos a ficarem em casa e a cumprirem todas as medidas administrativas impostas no âmbito do estado de emergência, comoevitar deslocações desnecessárias, usarmáscaras em locais com aglomerados de pessoas, nos meios de transporte de passageiros, mercados,entre outros.
Nyusi saudou os líderes departidos políticos, religiosos e os profissionais da saúde,que considera “heróis mascarados”, pelo seu empenho na luta contra a Covid-19.
O Chefe do Estadoassegurou que a prorrogação já foi submetida à Assembleia da República para ratificação e que as medidas podem ser relaxadas ou mais apertadas em algumas regiões, através de cordões ou cercos sanitários, em função da evolução da pandemia no país.
Às Forças de Defesa e Segurança, Nyusi quer quefaçamcumprir as normas sem o uso excessivo da força.
Segundoo estadista, o coronavírus pode ser derrotado, mas tudo depende de cada um de nós, porque o vírus não anda e nós e que devemosevitar transportá-lo, cumprindoas medidas de prevenção tomadaspelas autoridades sanitárias.
Refira-se que, dos76 indivíduos infectadosno país, nove já estão completamente recuperados da Covid-19.