Nacional
Nyusi recebe hoje o seu homólogo sul-africano
2019-01-14 04:55:58 (UTC+00:00)
O Presidente Filipe Nyusi recebe hoje, pelas 10 horas, na Ponta Vermelha, o seu homólogo sul-africano Cyril Ramaphosa, que se desloca a Moçambique também na qualidade de Presidente em exercício da SADC.
MAPUTO- Ramophosa visita Maputo por um dia, naquela que é a sua segunda vinda ao nosso país desde que sucedeu a Jacob Zuma em Fevereiro de 2018.
A agenda do encontro com Nyusi não foi revelada, mas a Ministra sul-africana das Relações Internacionais e Cooperação, Lindiwe Sisulo, já havia apontado que um dos temas na mesa será a detenção e julgamento em Moçambique do cidadão sul-africano, André Hanekon, acusado de dar apoio aos insurgentes que actuam em Cabo Delgado. Sisulo disse que Pretória está a fornecer todo o apoio a Hanekon, de acordo com o “protocolado” entre os dois países.
A detenção do antigo Ministro moçambicano, Manuel Chang, deverá ser também discutida. Sobre Chang, detido no dia 29 de Dezembro em Joanesburgo, pesa um pedido de extradição para os Estados Unidos da América, ainda não dirimido pelas autoridades judiciais sul-africanas.
O Governo de Moçambique já intercedeu junto de Pretória para que Chang não seja extraditado.
Na semana passada, a Procuradoria Geral da República (PGR) anunciou estar em contacto com as autoridades judiciais da RAS e dos EUA com o objectivo de conseguir que Chang seja julgado em Moçambique.
Essa pretensão tem por base assegurar que o nosso país seja o primeiro a garantir o confisco de bens de Chang, caso ele seja condenado pelos crimes de que é acusado.