Nacional
Nyusi tomou posse há três anos
2018-01-15 05:59:23 (UTC+00:00)
O Presidente da República, Filipe Nyusi, fecha hoje o terceiro ano do seu mandato como Chefe do Estado, o quarto democraticamente eleito em Moçambique.
MAPUTO- Nyusi venceu as eleições realizadas a 15 de Outubro de 2014 e tomou posse três meses depois, a 15 de Janeiro de 2015, na Praça da Independência, em Maputo.
Filipe Jacinto Nyusi fora eleito candidato às eleições gerais de 2014 em sessão do Comité Central do Partido Frelimo realizada a 1 de Março do mesmo ano.
O mandato de Filipe Nyusi marca uma transição geracional na direcção não só do partido Frelimo como do Estado moçambicano, facto que coloca sobre a responsabilidade de agir a irreverência de um jovem, mas com a responsabilidade de um dirigente forjado num partido com longa história como é a Frelimo.
Para o seu mandato, Filipe Nyusi definiu um conjunto de compromissos em áreas estruturantes da vida, nomeadamente emprego, educação, saúde, água e saneamento, agricultura e pecuária, transportes e vias de acesso, energia eléctrica, habitação, relações internacionais, cultura e turismo, justiça e combate ao crime, desporto, finanças e recursos naturais e energéticos.
Ao longo dos primeiros três anos do seu mandato, o Chefe do Estado desenvolveu inúmeras acções com o objectivo de honrar o seu compromisso com os moçambicanos, uma odisseia que desde o princípio foi marcada por obstáculos diversos, aos quais Filipe Nyusi nunca deu costas.
Assim mesmo, apesar das calamidades naturais, passando pela crise económica internacional até desaguar nos problemas domésticos como o conflito armado e corrupção, o Presidente da República tem mantido a determinação de conduzir o país a bom porto, com várias realizações já inscritas na sua trajectória como Chefe do Estado.
Fonte: Jornal Notícias