Nacional
"O Governo vai continuar a fazer de tudo para que a paz seja efectiva" Nyusi
2018-06-19 11:41:23 (UTC+01:00)
O Chefe de Estado garantiu, ontem, à população do novo distrito de Mulevala, que tudo fará para continuar a dialogar com a Renamo para o alcance da paz efectiva no país.
MAPUTO- Filipe Nyusi que tem fé que, com brevidade, o assunto em discussão poderá alcançar consensos, chegou a afirmar que se o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, estivesse vivo, o segundo ponto de agenda que tem a ver com a desmilitarização e enquadramento das tropas resíduas da Renamo nas Forças de Defesa e Segurança talvez já teria sido resolvido.
"O Governo vai continuar a fazer de tudo para que a paz seja efectiva para que o nosso país conheça níveis de desenvolvimento para o bem dos moçambicanos. Nós todos somos iguais na Assembleia da República; os deputados das três bancadas, Frelimo, Renamo e MDM convivem normalmente e nós precisamos de replicar este facto" disse o Chefe do Estado, acreditando que a Renamo também está interessada na paz.
Recorde-se que, recentemente, o Secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo, disse, em Quelimane, que o diálogo com o Governo está a fluir, embora a complexidade do segundo ponto que tem a ver com assuntos de Defesa e Segurança.
Bissopo fez saber, na ocasião, que sobre o assunto, dada a complexidade, é necessário fazer cedências para o cumprimento da paz efectiva.