Nacional

"O povo moçambicano não quer guerra" Jakaya Kikwete

2015-10-10 11:19:04 (UTC+01:00)

O Presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, disse ontem na cidade de Pemba, que o povo moçambicano "está cansado de guerra", apelando ao diálogo para a resolução de divergências políticas.

MAPUTO- "O povo moçambicano está cansado de guerra. O povo moçambicano não quer guerra, mas sim o desenvolvimento. O povo também quer hospitais, escolas, estradas e desenvolvimento, para que possa ter dinheiro nos bolsos, a juventude quer emprego e isto é que interessa", afirmou Kikweti, falando num comício, sobre a situação política e militar em Moçambique.

Jakaya Kikwete apelou aos dirigentes políticos moçambicanos a enveredarem pelo diálogo como forma de ultrapassarem as suas divergências.

"Quem dialoga não luta. Os que dialogam evitam que o país resvale para a guerra. Sua Excelência (Filipe Nyusi) estou do lado daqueles que te apoiam a continuar com o diálogo. Deus está do teu lado", sublinhou Kikwete, que terminou ontm uma visita de estado de dois dias a Moçambique.

A Tanzânia foi um forte aliado da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, durante o tempo da luta contra o colonialismo português, tendo acolhido a sede do movimento e as suas primeiras bases. [FM]