Nacional
OAM vai a votos no dia 19 de Maio
2016-01-27 12:24:14 (UTC+00:00)
Decorrem em todo país as candidaturas para o cargo de Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique (OAM), cujas eleições terão lugar no próximo dia 19 de Maio.
MAPUTO-O actual Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Tomás Timbane, falando ontem, numa conferência de imprensa, em Maputo, exortou os advogados a participarem na vida da OAM.
“Convido os meus colegas a participarem na vida da ordem, votando, apresentado ideias, entre outras formas, pois os resultados que iremos obter nas próximas eleições vão regular a vida do nosso país amanhã”, terminou.
Não obstante, as províncias de Niassa e Inhambane são as únicas que não reúnem condições para a colocação da mesa de eleições, que passa por ter no mínimo 5 advogados.
Questionado se vai recandidatar-se nas próximas eleições dos órgãos socias, Timbane respondeu nos seguintes moldes “não vou recandidatar-me, por motivos meramente pessoas”.
O desafio colocado ao próximo bastonário da OAM é que lute pelo crescimento da ordem de ponto de vista administrativo, pois, como disse a atual Bastonário, ela tem medo de crescer.
Ainda na mesma senda, Timbane espera que o Estado assuma a sua posição e responsabilidade financeira na OAM.
A OAM conta atualmente com 1300 advogados escritos, dos quais apenas 10 a 15% não pagam as cotas. [EB]