Nacional

OJM pede ao Presidente a redução dos custos dos estudos universitários

2024-04-02 08:27:35 (UTC+01:00)

A Organização da Juventude Moçambicana (OJM) apelou ao Presidente da República e do partido Frelimo, Filipe Nyusi, a exercer a sua influência, com vista à redução dos custos do ensino superior no país.

A preocupação foi manifestada, ontem, pelo secretário-geral da OJM, Silva Livone, na sua intervenção, antes da abertura da III Sessão Ordinária do Conselho Nacional do braço juvenil do partido Frelimo.

“O custo de vida é alto, o custo do ensino superior também é elevado, por isso, pedimos ao Presidente a redução dos custos dos estudos universitários em cinco por cento”, referiu, argumentando que os jovens são encarregados de si próprios e das suas famílias.

Depois de reconhecer a importância da escolaridade gratuita até 10ª classe, Livone pediu que a medida seja estendida até 12ª classe.

Entretanto, exortou à direcção do partido Frelimo a entender as mudanças e desafios que se registam na juventude, pois, na sua opinião, só assim é que será possível orientar os jovens a seguirem as ideologias e linha política da Frelimo.

“Neste Conselho Nacional pretendemos debater a postura e disciplina dos membros da OJM, para que estes sejam melhor exemplo e referência na sociedade moçambicana”, frisou.